Compromisso social - Itabaiana (SE)

A castanha de caju faz parte da cultura alimentar da população do Estado de Sergipe e, há mais de 50 anos, a comunidade do Carrilho, em Itabaiana, trabalha no beneficiamento do produto de forma artesanal.

Desde 2013, a A Associação dos Beneficiadores de Castanhas do Carrilho conta com o apoio do Programa ReDes, iniciativa da Votorantim Cimentos na localidade, BNDES, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Instituto Votorantim.

As ações do projeto têm como objetivo otimizar a produção, diversificar e padronizar a linha de produtos, com vistas de atingir mais escala, organizar o processo de compra de insumos e venda do produto final, e, assim, melhorar as condições de produção das pessoas que fazem o beneficiamento deste tipo de produto.

Desde 2016, a Cooperativa de Beneficiários de Castanha de Carrilho (Coobec) segue suas atividades de maneira cada vez mais autônoma, conquistando mercados em pelo menos cinco Estados brasileiros, e conseguiu levar, recentemente, os produtos do projeto Itacastanha para as gôndolas da Rede Pão de Açúcar.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios