Senador José Ermírio de Moraes

José Ermírio de Moraes nasceu em Nazaré da Mata (PE), numa família tradicional de usineiros. Seu pai morreu quando tinha 2 anos. Sua mãe, dona Chiquinha, empenhou-se para que tivesse uma boa formação, e ele fez faculdade de metalurgia na Colorado School of Mines, nos EUA. Na volta ao Brasil, trabalha como engenheiro para o governo de Minas Gerais, responsável pelo mapeamento de reservas minerais. Em 1923, reassume os negócios da família, e parte para uma viagem à Europa, para a compra de novos equipamentos. Nesta viagem, conhece a família Pereira Ignacio e se apaixona pela filha, Helena. Na volta, muda-se para São Paulo e se casa com Helena em 1925, com quem teve quatro filhos: José, Antônio, Maria Helena e Ermírio.

Convidado pelo sogro a trabalhar na Votorantim, soma sua experiência em mineração à empresa e contribui para a ampliação, crescimento e diversificação dos negócios, influenciando a companhia a entrar no ramo da indústria de base. Em 1963, elege-se senador pelo Estado de Pernambuco.

Em 1969, escreveu uma carta que se tornou uma referência na Votorantim, na qual destacava a importância dos valores como norte do nosso jeito de fazer negócios e a capacidade da companhia de responder às necessidades de cada momento.

Saiba Mais

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios