Tema Educação Inclusiva do PVE avança em Juiz de Fora

Um dos últimos municípios a receber o segundo ciclo do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) foi Juiz de Fora, em Minas Gerais. Nesse momento, a temática Educação Inclusiva deu mais um passo com as reuniões ocorridas entre o grupo de mobilização, a Secretaria Municipal e os profissionais do CEDAC - consultoria especializada em educação, parceira técnica do PVE.

Entre os dias 14 e 16 de agosto, os encontros contaram com a presença do grupo de mobilização, formado por pessoas de diferentes organizações não governamentais, instituições sociais e movimentos culturais.
“A representatividade é muito abrangente e heterogênea. São várias pessoas com relatos diferentes que contribuem para a educação. A Secretaria, o CEDAC e o grupo de mobilização são frentes que trabalham juntas, e essa troca de opiniões, a construção desse diálogo, é muito positiva”, relata Bruna Oroña, analista de comunicação e sustentabilidade da Votorantim Metais e mobilizadora do município.

Além disso, o Criativos na Escola* proporcionou um encontro com aproximadamente 20 jovens que participaram de uma reflexão sobre o que gostariam de transformar no mundo e na cidade.
“Surgiram ideias de projetos muito bacanas, desde manejo do lixo até adoção de animais, também assuntos relacionados à diversidade de gênero e ideias para ampliar o hábito da leitura. São ideias que podem transformar a realidade local”, comenta Bruna.

*O Criativos na Escola, criado pelo Instituto Alana, é um projeto que atua em conjunto com o PVE, encorajando crianças e jovens a transformar suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios