Selvíria debate sobre Conselhos e Grêmios Escolares no PVE

No mês de setembro, o município de Selvíria, no Mato Grosso do Sul, recebeu o terceiro ciclo do Parceria Votorantim pela Educação – PVE. A “Gestão Democrática” foi a temática escolhida pelo município para desenvolver competências de gestão ao longo do ano, aplicar o INDIQUE* e fortalecer a discussão em torno da temática da educação.

Na reunião de gestão, houve um debate sobre os resultados do INDIQUE e foco em como a participação social e o fortalecimento do conselho escolar formado por pais, alunos, professores, funcionários e outras pessoas da comunidade ajudam no processo de melhoria da educação municipal.

O município trabalha com a ideia de implementação dos conselhos escolares e de grêmios estudantis, formados apenas por alunos. “Essas organizações já existem nas redes estaduais e agora estamos trabalhando para termos nas redes municipais. Grêmio e Conselho são fundamentais para a Gestão participativa, eles influenciam na forma como a comunidade enxerga a educação”, comenta Wesley Lins, formador pelo CEDAC, parceiro técnico do PVE.

Durante esses encontros, o grupo de mobilização realizou um Fórum de fortalecimento das instâncias de participação, trazendo a comunidade e os estudantes para a discussão. Esteve presente o professor da Universidade pública de Três Lagoas, Tarcísio Luiz Pereira, que falou sobre conselhos e suas aplicabilidades. “Promovemos uma mesa composta por um estudante participante do grêmio de uma escola estadual, um presidente do colegiado, um professor e por uma diretora que tem experiência em participação social de conselho escolar. Foi importante trazermos o debate em uma roda de conversa”, finaliza Wesley.

 

*O INDIQUE (Indicadores da Qualidade da Educação Infantil) é um método que propõe a aplicação de indicadores em escolas por meio de questionamentos, como “A direção consegue informar toda a comunidade escolar sobre os principais acontecimentos da escola?” Com os resultados, é feita uma análise sobre o que deve ser feito para a melhoria do ensino.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios