PVE ressalta importância da leitura em São Félix

O segundo ciclo do Programa Votorantim pela Educação (PVE) chegou em São Felix na semana do dia 17 de julho. O município faz parte do polo A (Cachoeira, Governador Mangabeira, São Félix e Maragogipe) da Bahia e tem como tema “Espaços escolares como ambientes de aprendizado”.

Anna Christina, do Instituto Votorantim, participou de reuniões do ciclo e ressalta como os temas podem ser aprofundados em São Félix. “A formação foi voltada para o hábito da leitura em geral, como ele é importante para os alunos e quais são as estratégias que podem fazer com que seja potencializado”, conta. “O interessante é que a gente consegue aprofundar um pouco mais nos desafios de cada uma das escolas”, complementa Anna Christina.

Adelmira dos Santos Rodrigues, secretária de educação do município, também marcou presença no segundo ciclo e confirmou que essa foi a oportunidade dos envolvidos analisarem os pontos que precisam melhorar e aqueles que já dão resultados positivos. Houve ainda uma atividade no Centro Dannemann, de eventos educacionais e culturais, em que foram expostas fotos de ambientes de leitura para os coordenadores com o objetivo de dar exemplos de como ambientes escolares podem se transformar em locais para leitura. “Foi uma atividade muito rica, porque percebemos que vários espaços da escola podem ser usados para o aluno ler um livro”, afirma Adelmira. Na parte da tarde, aconteceu a apresentação com próprios alunos, do fundamental l, das escolas Carlos Marques de Almeida e Doutor Arlindo Rodrigues e também a presença da contadora de histórias da comunidade com o clássico ‘Bumba meu boi”.

No último dia, a técnica de mobilização da Secretaria de Educação do município, Tais Didio, e outros representantes fizeram visitas às escolas da Zona Rural para convidar crianças e professores para participarem do Projeto Arte na Praça, como a primeira iniciativa do grupo de Mobilização Social, utilizando um espaço público da cidade.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios