Polo Bahia transforma ambientes escolares e faz apresentações públicas

O maior polo do Parceria Votorantim pela Educação – PVE, o Bahia, formado pelos municípios baianos de Governador Mangabeira, São Félix, Cachoeira e Maragogipe, recebeu nas semanas de 25 de setembro e de 2 de outubro o terceiro ciclo do PVE.

A temática de todos os municípios é “Espaços Como Ambientes de Aprendizagem”. As equipes de gestão, com o apoio dos alunos, transformaram e redecoraram espaços nas escolas municipais para se tornarem ambientes de leitura. “Nós nos aprofundamos nessa questão de olhar para esses espaços de leitura, não pela beleza deles, mas sim pelo uso por parte das crianças. O foco não é só a estética, e sim a prática de leitura pelas crianças. Já foi constatado, pelos quatro municípios, de que se trata de uma necessidade urgente”, comenta Renata Caiuby, formadora do CEDAC – parceiro técnico do PVE.

Paralelamente às transformações dentro dos ambientes educacionais, os grupos de mobilização, formado por pessoas da comunidade, apresentaram ao longo do ano propostas de revitalização de espaços da cidade. “A gente pensou na ideia de revitalizar espaços da cidade por meio de ações cultuais. Pode ser com contadores de história, lendas afro-brasileiras, contos locais ou até mesmo apresentações de samba de roda. O objetivo é utilizar lugares que são pouco aproveitados para deixar tudo muito mais vivo. Não está ligado com obras, nem com mudanças da estrutura dos lugares”, explica Roberaldo Galiza, mobilizador e atuante na área de comunicação pela Votorantim Energia.

Para saber mais sobre o tema, acesse a aba “a Causa Educação” do site!

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios