Plataforma do Instituto Votorantim inova na educação

Com o avanço da tecnologia, as inovações estão por toda a parte. No campo da educação, não é diferente. Atualmente, o termo “tecnologia” em educação cobre um leque de dispositivos, serviços, conteúdos e aplicativos digitais.

Nesse cenário, a Votorantim busca aliar inovação e educação dentro de uma mesma interface. Para isso, criou a plataforma Plug+, lançada no começo de setembro. A ideia surgiu da necessidade de aliar o voluntariado às escolas participantes do programa PVE - Parceria Votorantim pela Educação.

Raquel Leite, da área de Gestão de projetos do Instituto Votorantim, explica que o Plug+ cruza a área de interesse de voluntariado das pessoas com as necessidades das escolas. “Essa plataforma mapeia, a partir do PVE, demandas de voluntariado que as escolas têm, desde infraestrutura, como pintar paredes, até eventos e divulgações. Essas necessidades são cadastradas na página da escola e, em paralelo, nós cadastramos as ofertas dos voluntários. Quando os interesses são compatíveis, cada um recebe uma mensagem”, explica ela.

Dentro da plataforma, é possível abrir um chat e conversar com os envolvidos para combinar quando e como serão feitas as ações, além de ser possível telefonar. Caso mais de uma pessoa tenha interesse em uma mesma escola, pode-se formar grupos de voluntários, basta haver um consenso prévio sobre data e meios de se realizar as atividades programadas.

Ao fim, a escola avalia o trabalho de voluntariado com uma escala simples de 1 ou 5 estrelas. Do outro lado, o voluntário faz um relato de como foi a experiência. É fundamental que esse relatório seja feito para que a pessoa possa adquirir pontos “dotz”. Dependendo da pontuação, é possível trocar por prêmios.

Raquel Leite comenta que enfrentaram diversos desafios na construção e implantação da plataforma, por conta da grandeza e diversidade do PVE, que está em 727 escolas, de 53 municípios, mas que foram superados até o lançamento. “Conseguimos construir uma ferramenta aplicável para todos os cenários e de fácil acesso nos municípios. Temos certeza de que os resultados para a relação empresa-escola serão excelentes”.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios