Pinheiro Machado avança em indicadores educacionais

O município de Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, recebeu o terceiro ciclo do Parceria Votorantim pela Educação – PVE na semana do dia 3 de outubro. “Gestão Democrática” foi a temática escolhida pelo local, que teve avanços nas análises dos resultados do INDIQUE*, aplicado em agosto em todas as escolas, e nas estratégias estabelecidas para a melhoria dos próximos resultados.

No período de interciclo, os resultados colhidos foram encaminhados para o CEDAC (parceiro técnico do PVE) para tabulação. A partir dessas informações, aconteceram reuniões com os gestores escolares e também com a secretaria de Educação. Nas reuniões com os conselhos, formados por pais, alunos, professores, funcionários e outras pessoas da comunidade, foram estabelecidos planos de melhorias.

“O bacana é que em Pinheiro Machado, em algumas escolas, já estão acontecendo algumas ações desses planos de ação. Na Escola Municipal de Educação Infantil Profª Tânia Maria Silveira Cardoso, foi apontado que ‘Segurança’ era um indicador a ser melhorado. Então, o conselho escolar promoveu uma palestra para combate a incêndio, com o Corpo de Bombeiro para os funcionários da escola no dia 26 (de outubro)”, explica Fernanda, formadora pelo CEDAC.

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador José Ermírio de Moraes, estiveram reunidos o conselho e o Secretário de Educação para discutir outro ponto que surgiu a partir do trabalho com a avaliação participativa: o fortalecimento dos Conselhos Escolares. A pauta da reunião foi a solicitação da capacitação dos conselheiros.

Fernanda finaliza comentando que, nas ações de mobilização, foi promovido um Fórum com participação da comunidade para discutir o fortalecimento dos conselhos escolares: “nos reunimos e foram debatidas as funções do conselho. No debate, foram formados quatro grupos, cada um com uma função, e assim foram levantadas experiências e vivências de cada um. O envolvimento foi bem interessante”.

*O INDIQUE (Indicadores da Qualidade da Educação Infantil) é um método que propõe a aplicação de indicadores em escolas por meio de questionamentos, como “A direção consegue informar toda a comunidade escolar sobre os principais acontecimentos da escola?” Com os resultados, é feito uma análise sobre o que deve ser feito para a melhoria do ensino.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios