Instituto Votorantim aborda educação em Encontro de Atuação Social

Na última semana de julho, o Instituto Votorantim promoveu o Encontro da Atuação Social Votorantim 2017. Entre plenárias sobre como a atuação social pode alavancar os negócios e debates sobre desafios e perspectivas da atuação social, dois dias tiveram foco nas atividades voltadas à educação, a causa do centenário Votorantim por meio do Parceria Votorantim pela Educação (PVE).

Nesses dias, foram expostos os resultados do primeiro ciclo do programa, as projeções para as ações de mobilização e os desafios encontrados por mobilizadores e técnicos das secretarias na realização dos trabalhos de engajamento nas comunidades.

“Em um primeiro momento eu não sabia como começar, mas acabei descobrindo coisas interessantes sobre educação. As secretarias têm uma vontade enorme de trabalhar. Diretores muito empenhados, dando a vida pelos alunos. Incrível, aprendi muito nesse sentido. Ao mesmo tempo, é difícil fazer com que a comunidade abrace a causa em prol da educação, como convencer os pais a participarem mais da vida escolar dos filhos”, compartilha Luciano Rocumback, técnico de operações e mobilizador de Miracatu (SP) pela Votorantim Energia.

Anna Christinna, do Instituto Votorantim, explica que o objetivo do encontro foi aproximar a relação da empresa com as secretarias e a comunidade, além de reforçar a importância da ação de mobilização local. “Esses mobilizadores têm a capilaridade de trabalhar engajando os gestores nas formações, a gente sabe que o processo de participação na formação exige tempo, dedicação e comprometimento. São esses valores que queremos trabalhar com essas pessoas para que eles sejam nossos porta-vozes nos municípios”, explica.

Anna conta que o terceiro ciclo será momento de consolidar conteúdos relacionados às competências por meio dos temas e também de estruturar o que será compartilhado com a comunidade para os outros anos. “É um tema por ano e ele não se encerra. Esse foi um ano de dar o pontapé para que essa temática seja incorporada na rotina da Secretaria. No quarto ciclo ocorrem os grandes eventos, os momentos de troca de experiências, e é momento para as pessoas que não participaram da formação recebam esse conteúdo e assim as ações continuam organicamente”, finaliza.

Para Roberaldo Galiza, mobilizador do polo Bahia e atuante na área de comunicação da Votorantim Energia, “a educação é a alma de tudo. É a coisa mais importante para a sociedade. A gente transforma as realidades por meio dela, então trabalhar para contribuir para melhorar isso, em qualquer lugar, é muito enriquecedor. A gente vê bons resultados com os diretores e os grupos de mobilização muito engajados e também a sociedade se movendo para melhorar a educação do município”, fala com entusiasmo.

No Encontro da Atuação Social Votorantim 2017, ainda ocorreram apresentações de cases sociais do portfólio e uma feira de soluções de tecnologias sociais e serviços do Instituto.

Clique aqui e saiba mais sobre a causa educação.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios