Inovação reduz a hierarquia e contribui para a perenidade das empresas

Uma empresa não chega aos 100 anos sem capacidade de se adequar a novos tempos, inovar e se antecipar a demandas futuras. Como preparação de seu primeiro centenário, em 2018, a Votorantim promoveu em abril a feira de tecnologia Tech Fair, voltada para discussão e exposição de novos padrões e tecnologias emergentes. Reflexões e conteúdos sobre os movimentos de inovação nos negócios e as transformações nas formas de interação e e consumo na sociedade nos ajudam a pensar em caminhos visando a perenidade da companhia.

Segundo o palestrante Sérgio Cavalcante, CEO do CESAR, um centro privado de inovação em Recife (PE), o Brasil ainda está longe de ser um país inovador. “Apesar do brasileiro se considerar criativo, falta foco em encontrar problemas e conceber soluções, não somente ter ideias”, diz.

As estatísticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação revelam que, em 1981, o Brasil possuía cerca de 53 patentes internacionais, enquanto a Coréia do Sul possuía 33. Em 2015, as patentes brasileiras chegaram a 800; já as sul-coreanas, ultrapassaram a marca de 14 mil.

“A inovação traz a possibilidade de se trabalhar com públicos diferentes, experimentar o novo e buscar o que ainda não existe, o que é motivador para o empregado. Para a empresa, a inovação é fundamental para a sustentabilidade em longo prazo. A empresa que não inova está fadada a morrer”, afirma Sérgio Cavalcante.

Para ele a inovação minimiza o conceito de hierarquia. Pois os processos voltados à inovação possibilitam a contribuição de qualquer empregado no desenvolvimento do negócio. “Quando não existe esse incentivo, os profissionais se sentem desmotivados”, diz Sergio. “E a empresa tem dificuldade para se posicionar no mercado e agregar valor à sociedade”.

“A inovação resolve problemas e democratiza o acesso a produtos e serviços, aumenta a eficiência de processos, e faz com que produtos e serviços se tornem mais baratos”, conclui.

Quer saber mais sobre como a Votorantim inova? Acesse o site do portal Hypeness e confira.

Para saber mais sobre a Tech Fair, acesse: www.techfair.com.br 

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios