Histórias feitas de aço

Em 2007, a Votorantim Siderurgia adquiriu a maior parte acionária da Acerías Paz Del Río e expandiu para a Colômbia o legado das indústrias de aços longos da companhia. Essas trajetórias de décadas marcaram seus países e, até hoje, promovem desenvolvimentos sociais e ambientais onde estão.

Do lado de lá

A história da unidade PazDelRio começou com o vale do rio Chicamocha, na década de 40. Não havia outras construções além de uma grande casa colonial, que havia sido o Convento Agustino de Belencito e a capela Nossa Senhora de Belencito, feita de cal, com apenas uma torre.

O local se chamava Belencito e era de interesse dos historiadores, pois ali morreu o general James Rooke, comandante de origem irlandesa, ferido na Batalha do Pântano de Vargas, importante para a história de emancipação da Colômbia em relação à Espanha.

Recheado de boas histórias, Belencito era também uma mina de boas estruturas naturais. Por isso, em 1948, foi criada ali a Acerías Paz del Rio com nome de “Empresa Siderúrgica Nacional de Paz de Rio”, aproveitando a posição estratégica para os depósitos próximos de calcário, minério de ferro e carvão, bem como o lago Tota como reserva e fonte de água.

Hoje, a unidade tem capacidade de produção anual de 450 mil toneladas de aço longo e é formada por uma siderúrgica integrada. Também opera suas próprias minas, feitas de minério de ferro, carvão e pedra calcária.

Do lado de cá

Em solos brasileiros, a Votorantim Siderurgia, fundada em 1937, no estado do Rio de Janeiro, começou sua história em uma antiga zona cafeeira. Com a Siderúrgica Barra Mansa, a empresa foi, ano a ano, alcançando seu lugar de destaque no âmbito nacional. Após poucas décadas, se tornou a maior produtora de aço da América Latina.

Atualmente terceira maior produtora de aços longos no país e 100% nacional, a empresa foi responsável por mais de 40 milhões de reais em investimentos ambientais no ano de 2016. Presente, principalmente, no Brasil, Colômbia e Argentina, a Votorantim Siderurgia, marca sua história com o compromisso de ser uma empresa que contribui para a melhora na vida das pessoas.

A Votorantim Siderurgia e a PazDelRio fazem parte da Votorantim, que comemora 100 anos em 2018. Essa comemoração é de todos nós!

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios