Fórum discute educação em Araçariguama

No dia 13 de setembro, em Araçariguama, aconteceu o Fórum de Fortalecimento dos Conselhos Escolares para fomentar o debate sobre o tema educação. O evento foi aberto para todos os que têm interesse em obter mais informações sobre o funcionamento do Conselho Escolar, formado por alunos, pais e representantes das 22 escolas do município.

A formação dos conselhos é parte da dinâmica proposta pelo PVE na temática Gestão Democrática”. O fórum é uma das ações que embasam o terceiro ciclo do programa, o qual teve início na semana do dia 11 de setembro em Araçariguama e em outros 8 municípios brasileiros.

“O recado do encontro foi que a escola e a educação não evolui se não for democrática. Por educação democrática a gente entende um modelo em que todos participam, principalmente os pais, por meio das reuniões ou da formação de conselhos”, comenta Alan Ferreira, mobilizador pela CBA.

O objetivo do Fórum foi fortalecer a educação municipal. “A partir da relação dos pais, via Conselho Escolar, será possível desenvolver ações que fortaleçam a comunidade”, comenta Michel Vincentini, secretário de educação da cidade.

BeFunky Collage

Aproximadamente 100 pessoas compareceram ao Fórum e sua abertura contou com uma apresentação de dança de um projeto de balé da secretaria de cultura da cidade. Em seguida, houve uma palestra de Vincentini sobre a importância do Conselho Escolar, complementada pela apresentação sobre o PVE, feita por Alan.

“Fiquei muito feliz, porque foi a primeira vez que fizemos esse encontro com a comunidade e já tivemos um público expressivo e, na sua grande maioria, de pais de alunos. A mobilização é um dos principais desafios do PVE e quando vemos esse público de pais, ao fim do dia, percebemos que nosso trabalho tem sentido e realmente ajuda a educação. Pais que disponibilizam seu tempo para a educação, isso dá muito mais sentido para o Programa”, finaliza Alan sobre o evento.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios