Energia que gera oportunidades para as comunidades do Nordeste

A Votorantim possui uma longa relação com a geração de energia. Desde o início da companhia, em 1918, a empresa já possuía uma pequena hidrelétrica na cidade de Votorantim, para fornecer energia para a operação industrial da tecelagem. 

Nos anos 1950, essa vocação foi consolidada, com o início da construção das usinas instaladas na bacia do Rio Juquiá, no Vale do Ribeira (SP). A primeira delas foi inaugurada em 1957, e hoje são sete usinas naquela região, e por causa delas é que existe a reserva de mata atlântica Legado das Águas.

A vocação da Votorantim Energia para construir usinas e gerir ativos evoluiu com o passar do tempo e, nos últimos anos, a empresa desenvolveu a expertise de comercializar a energia para outras empresas e operar no mercado. Isso a tornou uma das três maiores comercializadoras do país. 

Para ampliar sua atuação nesse segmento, a Votorantim decidiu investir em energia eólica em 2015, com um projeto no interior do Piauí, no município de Curral Novo, próximo à divisa com Pernambuco. O Complexo Ventos do Piauí foi inaugurado no dia 6 de fevereiro do ano do nosso centenário, e é o nosso primeiro empreendimento na área de produção de energia eólica.

Ao todo, são sete parques com um total de 98 aerogeradores, com capacidade instalada de 207 MW, num investimento de R$ 1,2 bilhão. A construção começou em 2016, e gerou cerca de 1.000 empregos, dando prioridade à mão de obra local.

Apesar de usar uma tecnologia de ponta para a geração de energia, o projeto convive com um grande contraste social, pois a população da região é historicamente carente. Com o apoio do Instituto Votorantim, a empresa buscou identificar oportunidades de desenvolvimento local e apoiar projetos sociais nas comunidades das cinco cidades próximas. Além disso, a empresa pactuou a Parceria Votorantim pela Educação com as cidades de Curral Novo (PI), Araripina e Santa Filomena (ambas em Pernambuco), visando uma melhoria na gestão das escolas públicas.  

Uma outra iniciativa de incremento da renda mensal foi o contrato de arrendamento de terras de 60 famílias da região, para a instalação de aerogeradores do Complexo Ventos do Piauí.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios