Educação é pauta do Mastigando Ideias em Ibiúna

No dia 30 de agosto, a Votorantim Energia promoveu seu evento interno “Mastigando Ideias*” no município de Ibiúna, na escola municipal Mafalda Dalpra Matiusso, participante do programa PVE - Parceria Votorantim pela Educação. Cerca de 30 pessoas, incluindo empregados de diversas áreas da empresa, profissionais das escolas da cidade, atuantes do PVE e agentes da secretaria de Educação, discutiram o tema educação, que é a causa do centenário da Votorantim.

Anna Christina Nascimento, do Instituto Votorantim, trouxe o tema Gestão Democrática, que está sendo trabalhado pela própria escola Mafalda. Anna comentou sobre a realidade brasileira no que tange à educação: “como cidadãos, nós fazemos parte da educação. Existe a percepção de que não somos participantes ativos pelo fato de ser um assunto público, mas somos. Por isso esse tema traz a ideia de criar uma cultura de participação da comunidade dentro do ambiente de sala de aula”.

O encontro foi marcado por depoimentos da coordenadora da escola, Viviane Vilar, e de professores do município, que comentaram a dificuldade de fazer com que os pais sejam mais ativos e participativos na vida escolar de seus filhos. Outro relato foi do mobilizador por Miracatu, Luciano Rocumback, que se apaixonou pela educação após lidar diretamente com a área em suas ações de mobilização. “No evento de pactuação do PVE, eu não sabia o que estava fazendo. Depois que passei a vivenciar o dia a dia da educação em Miracatu e perceber que existem profissionais que são engajados em tornar a vida dos alunos melhor, eu percebi que a educação é o único motivador que pode mudar a realidade de nosso país”, finaliza Luciano.

Os participantes ainda sugeriram ações que podem ajudar a solucionar os principais problemas vivenciados pela escola. Por fim, representantes da secretaria e da escola foram convidados a formular uma manchete de jornal que gostariam de ler daqui a quatro anos. O resultado foi a frase “Ibiúna é modelo de Gestão Democrática para municípios vizinhos”.

*O Mastigando Ideias é um evento organizado pela Votorantim Energia e tem como objetivo diversificar o ambiente de trabalho do empregado por um dia e proporcionar um debate sobre temas diversos, com presença de profissionais do assunto.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios