Confira os destaques do segundo ciclo do PVE

De junho a agosto, os 53 municípios participantes do Parceria Votorantim Pela Educação - PVE receberam o segundo ciclo do Programa. Foram realizadas atividades do Criativos na Escola e reuniões com as Secretarias de Educação, o CEDAC (parceiro técnico do PVE), os grupos de mobilização e as direções pedagógicas das escolas.

O tema “Gestão Democrática” apresentou, na maioria das localidades, um avanço no que tange à organização dos conselhos formados por pais, diretores, representantes do CEDAC e da Secretaria. A aplicação do INDIQUE está para acontecer na maior parte dos municípios e deve ocorrer até o fim do quarto ciclo.

Já na temática “Espaços Escolas Como Ambientes de Aprendizagem”, houve um incentivo à valorização da leitura, com ideias de reestruturação de bibliotecas, por exemplo. São os casos de locais como São Félix (BA) e Brasilândia (MS).

“Educação Inclusiva”, terceiro e último tema, trouxe para debate a diversidade social, cultural, racial e étnica. Foram trabalhados temas relacionados à realidade em que os municípios vivem e soluções para tornar ainda mais agradável o dia a dia. Juiz de Fora e Cantagalo são exemplos de municípios que escolheram dialogar sobre a temática.

O momento agora é de preparação para as ações de interciclo. São esperados avanços principalmente nos meios de mobilização. O terceiro ciclo terá início em 11 de setembro. Araçariguama (SP), Camaçari (BA) e Rio Branco do Sul (PR) serão os primeiros municípios a iniciar atividades.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios