Confira como foi o segundo ciclo do PVE em Juquitiba e Miracatu

Os municípios paulistas Juquitiba e Miracatu receberam, entre 19 e 23 de junho, o segundo ciclo do Programa Votorantim pela Educação. Os participantes definiram as próximas ações e fizeram uma análise das atividades realizadas até o momento.

Luciano Mendes, mobilizador pela Votorantim Energia, conta um pouco da experiência em Miracatu no primeiro dia: “a participação no município foi muito expressiva, com mais de 70 alunos no projeto Criativos na Escola*, além de mais 40 pessoas da comunidade, sob o tema Escola Inclusiva. Tivemos pessoas de diversos setores, incluindo caciques, professores de tribos indígenas e representantes de associações filantrópicas para conversar sobre o preconceito sofrido pelos indígenas”.

Nos outros dias, houve mobilizações em escolas do município com a comunidade e pais de alunos. O encontro abordou, principalmente, a importância da saúde e preservação do meio ambiente.

foto111

Grupo de mobilização na escola Vila São José em Miracatu no dia 23 de junho

Em Juquitiba, também ocorreram encontros com mobilizadores, técnicos de secretarias de educação e gestores escolares. Foram escolhidas competências a serem desenvolvidas ao longo do ano, a partir de uma matriz de opções oferecida pela Comunidade Educativa CEDAC - consultoria especializada em educação, parceira técnica do PVE. “Essas competências vêm do primeiro ciclo. Algumas já estão consolidadas, outras em andamento. Dentro dessas escolhas, fazemos atividades para que a gente trabalhe a competência. ”, explica Luciano.

foto22

Reunião em Juquitiba com técnicos das secretarias de educação e formadores de gestores escolares

O PVE possui duas modalidades: individual, implementado em apenas um município, e em polos, em grupos compostos por núcleos de dois a cinco municípios vizinhos. Juquitiba e Miracatu fazem parte do Polo D, composto pelas duas localidades juntamente com Juquiá.

*O Criativos na Escola, criado pelo Instituto Alana, é um projeto que atua em conjunto com o PVE, encorajando crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

 

Para mais informações sobre o PVE, acesse: www.institutovotorantim.org.br

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios