Conceição da Barra promove Fórum de Boas Práticas em ciclo do PVE

O município de Conceição da Barra, no Espírito Santo, recebeu nos dias 16 e 17 de outubro o terceiro ciclo do Parceria Votorantim Pela Educação – PVE. A temática escolhida pelo local é “Gestão Democrática”, que visa o compartilhamento das decisões tomadas nas escolas com pais, alunos, professores, funcionários e outras pessoas da comunidade envolvidas diretamente com a educação.

“Esse ciclo teve como objetivo discutir os resultados do INDIQUE* com diretores e com as equipes de Secretaria de Educação. A partir disso, a gente pode pensar em quais ações as escolas e a Secretaria precisam fazer para ser mais eficiente como gestão. E que os diretores perceberam a importância do olhar da comunidade para a escola”, comenta Fernando Mendes, formador pelo CEDAC, parceiro técnico do PVE.

No município, ainda aconteceu o Fórum de Boas Práticas, que reuniu equipes dos conselhos das escolas. Houve troca de experiências entre os conselhos e exposição de dificuldades encontradas ao longo do ano. O encontro também contou com a presença de José Roberto Gonçalves de Abreu, ex-secretário de educação de São Matheus, cidade vizinha a Conceição da Barra, que falou sobre a importância da participação da comunidade na gestão das escolas.

“A forma com que a equipe acolheu essa avaliação da comunidade foi muito interessante. Inclusive para a gente pensar na perspectiva de quem está de fora, o pai do aluno que é membro da comunidade, como ele olha para a educação. Isso se torna subsídio para o planejamento da rede municipal”, complementa Fernando.

*O INDIQUE (Indicadores de Qualidade na Educação) é um método que aplica os indicadores em escolas respondendo a perguntas relacionadas à realidade educacional, para que conselhos formados por pais, alunos, professores, funcionários e outras pessoas da comunidade envolvidas diretamente com educação pensem em soluções de forma conjunta.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios