Compartilhando energia há mais de meio século

A Votorantim Energia foi oficialmente criada em 1996, mas a Votorantim já fazia a diferença na produção de energia muitos anos antes da constituição da empresa. Já nos marcantes anos 50, sob a direção de José Ermínio de Moraes, a Votorantim entrou no setor ao começar a exploração do complexo hídrico dos rios Juquiá-Guaçu, em São Paulo.

Tudo começou ainda antes, nos anos 40, quando a família Carvalho Dias fundou, com José Ermínio de Moraes, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para explorar uma jazida de bauxita próxima a Poços de Caldas, em Minas Gerais, e para instalar uma fábrica de alumínio. A São Paulo Light havia sido encarregada de fornecer toda a energia necessária para essa operação, mas, como a empresa não possuía energia suficiente para isso, o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE) concedeu à CBA o rio Juquiá-Guaçu e seu afluente, Assungi.

A partir da outorga da concessão, em 1952, e por muitos anos, fomos a maior autoprodutora de energia elétrica no Brasil. As primeiras usinas foram a França e a Fumaça e, pouco a pouco, entraram em operação outras usinas no rio: Alecrim, Serraria, Porto Raso, Barra e Iporanga.

Do fim dos anos 50 até a metade dos 80, os principais potenciais do rio foram explorados, e o investimento se provou valioso. A energia gerada pela companhia passou a irrigar os outros negócios da empresa, como a frente de produção de celulose.

Foi em junho de 2000, após formamos uma sociedade com o Bradesco e a Camargo Corrêa, em 1997, dando vida à VBC Energia, que construímos a Votorantim Comercializadora de Energia (Votener) e passamos a negociar energia elétrica no mercado livre.

Já em 2012, realizamos um grande sonho: o Legado das Águas – Reserva Votorantim, nosso maior projeto social e a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, compreendida na região onde estão nossas usinas. Oficializamos nosso feito perante o Governo do Estado de São Paulo, prometendo proteger a área, sua fauna e flora e estimular a propagação de conhecimento e as práticas de preservação ambiental.

A Votorantim Energia é a segunda maior comercializadora de energia do Brasil e opera 23 usinas hidrelétricas, 7 parques eólicos e participa de 9 consórcios, com uma capacidade geradora total de 2,2 GW.

Nestes 100 anos, nos orgulhamos em dizer que nossa energia vem sendo e suprindo um grande negócio.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios