Companhia Brasileira de Alumínio apresenta Impressão 3D em alumínio

A inovação é valor imprescindível na história da Votorantim. Ao longo das décadas, sempre buscamos formas de abordar ideias inovadoras em nosso dia a dia. Dessa forma, em abril deste ano, a Votorantim promoveu a Tech Fair, feira de tecnologia que reuniu todas as empresas do portfólio do conglomerado a fim de experienciar o futuro e mostrar como as novas tecnologias influenciarão a indústria e a sociedade.


Uma das empresas da Votorantim, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), trouxe à feira a líder mundial em soluções de impressão 3D, a 3D Systems. Conhecida também como manufatura aditiva, esta tecnologia já é uma realidade na indústria de materiais metálicos em outros países, e hoje está em fase de teste na CBA, tanto como apoio para fabricação rápida de protótipos no processo de extrusão - que transforma o alumínio em perfis sólidos -, quanto em P&D para escala industrial impressa em alumínio.


Hoje, o processo de desenvolvimento de novos produtos extrudados em alumínio pode durar seis semanas para cada ciclo de interação com os clientes: criação das peças, envio, testes, avaliação e feedback à fábrica para produção seriada do produto final.


Graças à nova tecnologia, no futuro, este tempo será reduzido a horas, uma vez que a empresa enviará o protótipo impresso em 3D para ser avaliado pelo cliente, acompanhado de simulações estruturais possíveis. Este conceito de manufatura tem a potencialidade de mudar bruscamente o atual modelo de negócio da indústria.


Com a revisão da estratégia da CBA, os executivos puderam perceber a necessidade de se reinventar frente aos desafios do mundo moderno. “Alinhados com a estratégia de longo prazo da CBA, estamos ampliando nosso repertório, buscando tendências, observando novos padrões de interação e antecipando movimentos futuros da indústria para a nossa realidade produtiva”, explica Giuliano Fernandes, gerente de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da CBA.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios