Cantagalo celebra fim de ciclos do PVE com eventos entre gestores e comunidade

Dois eventos de celebração, nos dias 16 e 17 de novembro, marcaram o encerramento dos ciclos do Parceria Votorantim pela Educação – PVE no município de Cantagalo, interior do Rio de Janeiro. Com a presença dos participantes da Secretaria de Educação e dos gestores escolares, e também da técnica de mobilização Angélica Cosendey, a comemoração contou com a apresentação das práticas de gestão realizadas no ano pela secretaria, como avaliações com professores.

Os gestores compartilharam o portfólio de ações que demonstram como cada escola construiu uma educação mais inclusiva desde o primeiro ciclo do PVE na cidade. Ocorreram ações como grupos que foram em escolas promovendo atividades com o Soroban, um instrumento utilizado por deficientes visuais como uma calculadora, além de hortas feiras pelos próprios alunos e funcionários em diversas escolas envolvidas.

Angélica Cosendey, técnica de mobilização da Secretaria de Educação, relembra: “Ainda no terceiro ciclo, fizemos uma carta compromisso com a sociedade em que listamos esforços que a sociedade pode fazer para que a educação seja mais inclusiva, como valorizar a diversidade e contribuir com a acessibilidade de todos, por exemplo. Agora, no quarto ciclo, distribuímos essa carta pelo comércio do município para que todos acrescentem mais pontos, mais ações que podem ser tomadas, reforçando que esse é um trabalho em conjunto com a comunidade”, complementa.

Houve também a premiação do “Desafio Criativos na Escola”*, que reconheceu no município o projeto “Rádio, Cores e Vida”, da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro como vencedor. “Eu vejo que esse ano de PVE foi um grande desafio, mas muito proveitoso. Nós tínhamos uma visão que educação inclusiva era restrita para pessoas com deficiência, mas sabemos, agora, que a inclusão é para todos. É uma nova visão que estamos construindo”, finaliza Angélica.

* O Desafio Criativos da Escola celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Em 2017, serão selecionados 11 grupos, dentre os 1492 projetos enviados de todas as regiões do Brasil.

Deixe seu Comentário

* Campos Obrigatórios